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A insônia aumenta o risco do derrame e do infarto

 




 

E várias ocasiões, já falamos sobre os efeitos negativos da insônia para a nossa saúde.

É lógico que seja assim. Trata-se de um problema que, a cada dia, afeta mais pessoas, apesar da importância fundamental que o sono tem para o nosso organismo.

Durante esse período, o corpo descansa e se regenera de todo o desgaste pelo qual passou durante o dia. Portanto, quando não dormimos bem, sofremos até um ponto que nem sequer suspeitamos.

Apesar de, a cada dia, sermos mais conscientes da importância de nos cuidar, a competitividade de nossa sociedade e as exigências profissionais nos obrigam a ignorar alguns aspectos, como o sono.

Tanto é assim que muitas pessoas relacionam a insônia com não dormir a noite inteira. No entanto, seu alcance é muito maior.

Para resumir, ele reúne todos os fenômenos que lhe impedem de descansar durante a noite de maneira continuada. Assim, sempre que isso acontece, você não se recupera como deveria.

 




 

Ainda que suas consequências sejam bem variadas, uma recente pesquisa realizada na China revelou que a insônia aumenta o risco de derrames e infartos.

Como foi demonstrado que a insônia aumenta o risco de derrames e infartos

sintomas do infarto em mulher que sofre de insônia

Para chegar a essa conclusão, foram revisados 15 estudos, o que supõe a intervenção de 160.798 participantes.

Durante o período registrado, foram detectados 11.702 casos de acidentes cardiovasculares ou coronários. Todos os afetados haviam apresentado sintomas de insônia durante o estudo.

Chama a atenção que esse problema não ocorre em quem acorda antes do despertador tocar.

Mas afeta aqueles que demoram a conciliar o sono ou, se o conseguem, não o fazem de maneira continuada. Como resultado, seu organismo sofre com um déficit de descanso que pode culminar em um problema desse tipo.

No entanto, Qiao He, o supervisor da pesquisa, afirma que, ainda é difícil determinar qual a relação exata entre os dois fenômenos.

  • No entanto, por outro lado, estamos sim seguros de que a falta de sono afeta o metabolismo.
  • Como resultado, a tensão arterial se altera, assim como as citoquinas inflamatórias e pro-inflamatórias. Todos intervêm no acidente vascular cerebral ou no infarto.

No entanto, o problema não afeta todo mundo da mesma forma.

Mulher com insônia

 




 

  • As mulheres têm um maior risco de sofrer com isso, entre outras razões, porque são mais propensas a ter insônia, por causa das mudanças hormonais e por sua resposta ao estresse.
  • Por isso, recomendamos a todo mundo, sobretudo às mulheres, que prestem atenção à qualidade de seu sono.

Conselhos para conseguir dormir bem

Praticar esportes

Os exercícios físicos não apenas cansam o corpo, como também fazem com que ele produza substâncias no cérebro que evitam a insônia, como a serotonina.

Por outro lado, diminui o cortisol, o hormônio do estresse. Por isso, após uma sessão de atividade física, nos encontramos com um estado de ânimo mais positivo e nos sentimos relaxados.

Como se isso não bastasse, aumenta a autoestima, já que superamos nossos limites mentais e físicos, e melhora a silhueta.

Correr evita a insônia

Não se deite sem sono

Às vezes, cometemos o erro de ir para a cama quando acreditamos que chegou a hora de fazer isso. No entanto, pode se tornar um problema, se você sofre de insônia.

A pressão para dormir provoca o efeito contrário, já que o que fazemos é nos estressar.

Nunca lhe aconteceu de não conseguir fechar o olho porque tinha que acordar mais cedo do que o habitual?

Em geral, nos deitamos mais cedo do que o habitual, e a obsessão por descansar nos leva justamente para a situação oposta.

Estabeleça horários para evitar o risco de derrame e infarto

O cérebro se adapta muito bem a rotinas. Assim que for estabelecido um hábito, funciona sempre da mesma maneira.

  • Você se surpreenderá quando estiver muito ativa às nove e, de repente, começar a bocejar às dez da noite de maneira inexplicável.
  • Faça o mesmo com a hora de despertar. No entanto, vá com calma.
  • Se não consegue dormir, levante-se e leia algo que lhe aborreça. Aquele livro que nunca conseguiu terminar.

Mulher sem insõnia

Apesar dos resultados da pesquisa, a boa notícia é que a insônia tem solução.

Assim, se você dorme bem, terá menos possibilidade desses problemas aparecerem em sua vida.

Razão suficiente para querermos ter uma boa saúde do sono, não?

Imagem principal: cortesia de © wikiHow.com

 




 

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