0

Benefícios de cada chá: Energia, Curar gripe, Melhor digestão Aliviar náuseas, Aliviar estresse, Antioxidante, Cólica menstrual.

 




 

Você sabia que existem  formas de combater doenças e evitar os mais diversos incômodos que nosso corpo pode nos causar com artifícios além dos remédios? Exercícios físicos, alimentos e bebidas podem ajudar muito também no que diz respeito à nossa saúde.

O chá, por exemplo, é uma bebida milenar e que é usada há séculos para combater diversos males que podem nos acometer e, além disso, trazer mais sabor ao nosso dia a dia.

Esta bebida tem vários efeitos diferentes: pode ser calmante, diurética, estimulante, expectorante e por aí vai. Uma, das várias vantagens do chá, aliás, é que ele é muito mais barato do que a maioria dos remédios e, por ser natural, não agride o nosso corpo.

Além disso, mesmo que você opte por comprá-lo pronto, nos sachês que encontramos nos supermercados, farmácias e demais estabelecimentos, existe também a possibilidade de cultivar as diferentes ervas e fazer em casa mesmo.

Sendo assim, este remédio que a natureza nos oferece pode ser ingerido, com facilidade, de maneira totalmente natural e orgânica. Incrível, não é?

No post de hoje, falaremos sobre 15 tipos de chá, desde os mais conhecidos até os pouco usuais.

Você poderá conhecer mais sobre seus efeitos e benefícios para o corpo. Ficou curioso? Então continue nos acompanhando!

1) Chá verde

O chá verde é um dos tipos de chá mais conhecidos e utilizados. Uma das grandes vantagens dele é que você pode combiná-lo com diferentes ervas e frutas sem que ele perca o seu efeito.

 




 

Esta é uma grande vantagem, na verdade, porque o chá verde não tem um gosto muito agradável — muitos costumam achá-lo amargo.

Sendo assim, vale misturar o chá verde com frutas vermelhas, amarelas ou o que você achar melhor. Ele é encontrado de várias maneiras em qualquer supermercado.

Dentre seus benefícios estão suas propriedades antioxidantes. Em outras palavras O chá verde é capaz de retardar o envelhecimento de nossas células e, consequentemente, de nosso corpo e pele.

Quem toma chá verde combate a formação de rugas e marcas de expressão profundas! Além disso, esse chá tem propriedades para evitar até o câncer.

É válido lembrar que esse chá possui cafeína, então, ele serve também para dar muita energia para o começo do seu dia, podendo inclusive substituir o café.

2) Chá preto

O chá preto é muito conhecido e difundido na Inglaterra, e chegou até nós através dos imigrantes europeus.

A tradição inglesa é de tomá-lo com leite e açúcar, combinado também com damasco, mas você o encontra puro facilmente, ou combinado também com outras ervas e frutos.

O chá preto se assemelha ao chá verde em diversos aspectos, principalmente porque eles são originários da mesma planta: Camellia sinensis. A única diferença é que o pó do chá preto é torrado, e isso dá a ele um gosto mais suave.

São muitos os pontos positivos do chá preto para o nosso corpo: ele possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda diversas funções em nosso organismo.

Além disso, este chá também tem propriedades adstringentes, ou seja, é ótimo para a pele.

3) Chá branco

O chá branco é um dos mais conhecidos por quem deseja emagrecer, e isso faz realmente muito sentido quando você descobre as propriedades que ele oferece.

Também parente do chá verde e do chá preto, ou seja, mais um “chá colorido”, o chá branco é feito pelos brotos da Camélia, e é um excelente combatente das doenças degenerativas por conta de suas características antioxidantes.

 




 

Além disso, ele possui grandes quantidades de cafeína, e por isso ajuda tanto no processo de emagrecimento – afinal, ele ajuda a acelerar muito o seu metabolismo.

Além de tudo isso, o chá branco também é conhecido por melhorar o humor de maneira geral, devido a substâncias que desencadeiam o aumento dos níveis de dopamina e serotonina, por exemplo.

Este chá também auxilia na oxidação do colesterol, diminuindo os níveis dele e, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares.

4) Chá de camomila

O chá de camomila é queridinho por muitos e pode ser facilmente encontrado em qualquer lugar. Seus efeitos já fazem parte de nosso senso comum: ele acalma e ajuda a embalar no sono a noite, sem dúvidas.

Uma xícara deste chá antes de deitar pode ser o grande diferencial para uma noite bem aproveitada, e é também ótima para crianças muito agitadas. Ele age igualmente bem em pessoas ansiosas. Mas existem outros benefícios deste chá que você talvez ainda não conheça!

Está sentindo a tensão pré menstrual, famosa TPM? Experimente tomar uma xícara de chá de camomila. Está apresentando sinais de ataques de pânico? Pode tomar uma xícara também.

E o mesmo vale para sintomas de dores de cabeça fortes e, até mesmo, olheiras (experimente fazer uma compressa fria de chá de camomila debaixo dos olhos e nos agradeça depois)!

5) Chá-mate

Muito conhecido pelo sul de nosso país (fazendo parte do chimarrão e do tererê, bebidas típicas da região), a erva mate no formato de chá oferece uma série de benefício para o nosso corpo também.

Ela é outra combatente do colesterol alto e do envelhecimento precoce, e esses pontos a tornam mais conhecida. Mas existem muitas outras razões para consumir a bebida!

O chá-mate ajuda no funcionamento do sistema respiratório e também pode ser um aliado na dieta por acelerar o metabolismo.

A erva também possui efeitos anti-inflamatórios e protege a pele da radiação solar, aliviando queimaduras cutâneas.

Por esses motivos, abuse do chá-mate na praia – muitos ambulantes já vendem aos montes em todo o litoral brasileiro!

O chá fica uma delícia na versão fria, e pode ser combinado com outras ervas e frutas também, sendo a combinação mais famosa a de chá-mate com limão.

6) Chá de erva cidreira

A erva cidreira tem como efeito principal a propriedade calmante. E é desta que derivam os diversos benefícios que ela pode oferecer quando bebida como chá.

Por ser, além de calmante, uma erva muito leve e delicada, ela possui pontos benefícios também para o estômago e intestino.  Uma boa xícara de chá de erva cidreira pode te ajudar com gripe, febre, ansiedade, cólica, gases presos, insônia e enjoos.

 




 

A erva se assemelha muito ao chá de camomila, e pode ser uma boa alternativa, para variar.

7) Chá de boldo

O chá de boldo é usado principalmente por suas propriedades digestivas. Qualquer desconforto vindo da região de nossa barriga pode ser resolvida com uma boa xícara de chá feita desta erva derivada de plantas originárias do Chile.

Cólicas, gastrite, efeitos da bebida alcoólica (ressaca) e azia, por exemplos, são alguns dos males que podem ser tratados pelo chá.

É preciso, no entanto, muito cuidado ao consumir a bebida. O ideal é tomar o chá apenas em casa, a noite, já que ele pode soltar o intestino.

Além disso, é necessário que o consumo do mesmo seja feito com bastante moderação, já que o excesso do boldo pode irritar o estômago e desencadear desagradáveis diarreias.

Basta ter bom senso e ser comedido: usado da forma certa, o boldo age melhor que qualquer remédio do mercado.

8) Chá de hortelã

Este é outro chá que atua bem no sistema digestivo e, para melhorar, é muito refrescante. Fica uma delícia quente ou frio, então você pode escolher a maneira que se adapta melhor ao seu gosto (afinal, não é todo mundo que realmente gosta de chá).

Ele é mais leve que o boldo, então pode ser uma boa alternativa para estimular a digestão de maneira mais suave.

Ademais, o chá de hortelã funciona muito bem para diminuir os enjoos também, bem como dores de cabeça e demais desconfortos relacionados a ela.

A grande vantagem deste chá, na verdade, é que por ser muito leve e refrescante, é um alívio para muitos sintomas. Ele também é rico em cálcio e vitamina B, então funciona também para impulsionar o sistema imunológico.

9) Chá de canela

A canela é um dos termogênicos mais conhecidos de todos, e é muito comum no oriente, principalmente. Funciona para dar sabor aos mais diversos pratos, dos doces ao salgados, mas também pode fazer muito bem para a saúde.

Ela acelera a circulação por ser um anticoagulante natural, evitando doenças cardíacas, principalmente, e é muito boa para o metabolismo e para o sistema digestivo.

Outrossim, a canela pode ser uma boa aliada para as mulheres no momento da menstruação.

Quando ela estiver atrasada e os sintomas como inchaço, dores nos seios e estresse generalizado estiverem incomodando, uma boa xícara de chá de canela pode fazer com que a menstruação seja adiantada. E isso ocorre da maneira simples: ela estimula a circulação sanguínea, como já dito.

Por isso, as contrações no útero são facilitadas e, consequentemente, o sangue desce mais rápido. Este chá pode ser um grande alívio, não é?

10) Chá de amora

O chá das folhas da amora é também um grande aliados das mulheres, assim como a canela.

No entanto, neste caso, o chá pode ajudar de outra maneira: com os sintomas da menopausa — sendo útil, portanto, para mulheres mais velhas.

Ele combate, por exemplo, o calor em excesso que elas podem sentir, bem como o ressecamento, outro sintoma bastante comum entre as mulheres que estão atingindo a menopausa.

Além disso, o chá de amora também controla o excesso de glicose no sangue e o colesterol alto, ou seja, é ótimo para portadores de diabetes ou pessoas com problemas de peso.

O chá das folhas da amora é também uma delícia, então seu consumo não precisa ser um sofrimento: você estará cuidando de sua saúde com muito sabor!

11) Chá de gengibre

O gengibre, assim como a canela, é conhecido por seu sabor forte exótico, mas é muito querido no paladar ocidental — mesmo vindo do oriente.

Seu chá pode ser feito por meio da simples infusão na água quente, sem descascar nem nada, e suas propriedades são mais potentes do que muitos remédios.

O chá de gengibre, por exemplo, é excelente para combater dores de garganta, principalmente quando combinado ao mel e ao limão. Além de que, este chá pode combater resfriados e congestionamento nasais.

Pode, também, ser muito bom para o emagrecimento, principalmente por estimular o metabolismo e dar muita disposição no cotidiano. A simples combinação de água com gengibre é muito poderosa!

12) Chá de hibisco

O hibisco é uma flor muito fácil de ser encontrada, e a infusão de suas pétalas secas é também cheia de propriedades que podem auxiliar na superação de diversas dificuldades e sintomas desagradáveis.

Dentre todos os tipos de chá, ele é o mais conhecido pelo auxílio no processo de perda de peso.  Mas também tem propriedades antioxidantes, é muito saboroso e é naturalmente adoçado.

Cálcio e magnésio são dois dos principais nutrientes presentes nesse chá e, por isso, essas pétalas têm também a propriedade de ajudar na saúde, na resistência óssea e contrações musculares.

Tudo isso faz com que ele seja um ótimo complemento para a produção de energia do seu corpo!

13) Chá de eucalipto

O eucalipto ajuda o sistema respiratório em suas mais diversas formas de consumo, e não seria diferente com o chá.

A sinusite, rinite, bronquite e a simples tosse são alguns dos males que podem ser evitados e tratados com o consumo deste chá, que é também utilizado para tratar dores ciáticas por meio de óleos extraído das planta.

 




 

Além de tudo, o chá de eucalipto tem propriedades antissépticas, então, é excelente para higienizar diferentes áreas do corpo e desinfetar machucados. Ele é também muito fácil de ser encontrado e bastante acessível a todos.

14) Chá de cavalinha

O chá de cavalinha é um dos tipos de chá que tem mais variados benefícios. Além de poder ser usado como tratamento para o cabelo, prevenindo sua queda, a infusão da erva é também recomendada para tirar piolhos da cabeça e ácaros de tudo que for necessário.

Vale ressaltar que seu consumo também beneficia os rins e a bexiga. A acidez estomacal e sensação de queimação também podem ser facilmente superadas com uma boa xícara de chá de cavalinha.

15) Chá de alecrim

O chá de alecrim ainda não é muito difundido em nossa sociedade, mas possui uma quantidade de benefícios que o tornam, além de saboroso, benéfico ao corpo. Esta erva é muito boa para a saúde de nossos dentes, algo que não é muito comum entre as plantas.

Por isso, o chá de alecrim possui um ótimo efeito anticáries, e pode ser tomado a noite, logo antes de dormir.

Outros pontos positivos também ficam claros quando o assunto é o chá do alecrim: ele é um excelente combatente da anemia e pode aliviar as dores e sintomas da gripe.

Para melhorar ainda mais, o alecrim é super fácil de ser plantado e se adapta em quase qualquer cantinho.

Viu só como os chás são realmente poderosos? E esses são apenas alguns dos vários tipos de chá que você pode encontrar e consumir. Já experimentou algum ou achou que faltou um tipo especial em nossa lista? Conte pra gente nos comentários!

Conheça 15 tipos de chá e seus benefícios

Administradores

Procuramos estar sempre trazendo do bom e do melhor para vocês, nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *